5 dicas para gerar ideias de negócios e empreender

5 (100%) 1 vote

Todos que querem trilhar pelo mundo dos negócios, esperam para ter aquela ideia valiosa, para começar a empreender. Apesar de não existir fórmula mágica, algumas dicas podem te ajudar a inovar e aflorar vários negócios potenciais.

  1. Anote todas ideias que você tiver. Seja qual for a hora ou lugar, nunca deixe a ideia fugir da sua cabeça

Geralmente, as melhores ideias surgem de forma natural, então observe ao seu redor, procure nas experiências e atividades das pessoas, quais suas necessidades.

Não critique nenhuma ideia, ideias loucas e absurdas são sempre muito bem-vindas!

 

  1. Discuta cada ideia, faça pesquisas com profissionais e público-alvo

 

Encontre algum profissional que possa te ajudar com questionamentos fundamentais como o funcionamento do planejamento, execução, prós e contras do mercado. Acredite, as informações coletadas te ajudarão de maneira surpreendente.

Quanto ao público, quanto mais eclético o grupo melhor, isso vai te ajudar a entender se a sua ideia será bem aceita ou não. As respostas obtidas te fornecerão dados para prever o futuro do seu negócio, tendências, problemas, nichos de atuação, além de apontar novas áreas de atuação.

“Viva no futuro, então construa o que está faltando nele” – Paul Graham

 

  1. Melhore ideias de outros ou conecte ideias para gerar novas

Muitas áreas que estão precisando de projetos, mesmo que seja melhorias em ideias que já existem e precisam de soluções, una ideias antigas com inovações, avalie se juntas elas podem surtir em alguma solução nova e aplicável.

Para isso, mantenha-se atualizado, conheça as ideias que estão surgindo, os conceitos que são modificados e tendências de mercado, para impulsionar seu negócio. Para isso, participe de eventos, cursos, reuniões, leia livros, converse com outros empreendedores e compartilhe experiências, esteja sempre atento ao que pode ser agregado na sua empresa.

 

  1. Crie soluções e não problemas

Anote todos os problemas do cotidiano, que mais incomodam, seu descontentamento pode se tornar serviços ou produtos, se tiver dificuldades, você pode pesquisar em páginas de suporte ao cliente e avaliar as reclamações, ao pensar nas soluções, você pode estar criando seu negócio.

 

  1. Comece empreender assim mesmo

Jamais espere que sua ideia esteja completamente finalizada, acredite, ela nunca estará, afinal, um negócio de sucesso vive em constante adaptação e lapidação. No decorrer do tempo, você fará mudanças, testes, melhorias e, quem sabe, criar novas ideias, mas isso só será possível quando seu empreendimento estiver em ação.

Ideias não nascem prontas, são construídas ao longo do tempo.

 

Empreender pode até ser um caminho tortuoso, mas cabe ao empreendedor gerar uma ideia, analisar, defender, acreditar, ajustar e defender sua oportunidade de negócio. Quem sabe está nas suas mãos um empreendimento inovador, vá em frente!

3 Comments

  • Renato Conceição Alves

    Muito boas as 5 dicas boas não elas são existentes me fez refletir sobre todas as ideias que deixei passar

  • Ideias de negóCio

    Que artigo foda! Já entrei no seu site outras vezes,
    mas essa é a primeira vez que escrevo um comentário.
    Coloquei teu site nos favoritos para eu não perder os próximos artigos.
    Abração!

  • geracaoempreendedora.com

    Excelente texto! Já visitei o seu blog outras vezes, porém esta é a primeira vez que escrevo um comentário.
    Pus seu blog nos meus favoritos para eu não perder nenhuma
    atualização. Nos falamos em breve, abraço!

  • Write a Comment

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.