Feirão do imposto Goiânia

Feirão do Imposto reúne entidades contra alta carga tributária em todo país

5 (100%) 1 vote

Em meio a uma crise econômica sentida por toda sociedade brasileira, através dos produtos e serviços cada dia mais caros, o movimento nacional Feirão do Imposto, coordenado pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) vai realizar no dia 21 de maio, um dia de conscientização com várias entidades ligadas ao comércio e serviços em todo território nacional. Produtos serão comercializados e os impostos incidentes serão divulgados e descontados (subsidiados pelos estabelecimentos) como forma de conscientização.

Com o tema neste ano “Bumerangue do Imposto, o único que vai e não volta!”, a Conaje juntamente com Associação dos Jovens Empresários (AJE), Movimento Brasil Livre (MLB) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), tem como objetivo principal trazer à tona a pauta da ata carga tributária imposta pelos governos federal, estadual e municipal em 24 unidades da federação, e mais de 100 cidades pelo país, mostrando a população o quanto ela paga de impostos em cada produto.

Para a Conaje, o envolvimento na iniciativa é por conta do Brasil possuir uma das maiores cargas tributárias do mundo e o último colocado em retorno desses recursos em benefícios à população, de acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).
Ainda conforme o levantamento, 35,42% do PIB brasileiro são tributos. Assim cada brasileiro trabalha em média, 150 dias no ano somente para pagar tributos. Uma pessoa com expectativa de vida de 72 anos, trabalhará 32 anos somente para pagar seus impostos.

No item corrupção, o Brasil figura entres as nações mais corruptas do mundo. De 168 países analisados, o país é 76º colocado no ranking global. Além disso, as despesas públicas elevadas, o equivalente 13% das riquezas produzidas no Brasil, são utilizadas para pagar gastos primários da União com pessoal e transferências de renda, como INSS, LOAS, Seguro Desemprego, Abono Salarial e Bolsa Família.

O movimento nacional do Feirão do Imposto também apóia a simplificação do Sistema Tributário Nacional, porque o Brasil possui mais de 50 tipos de tributos diferentes que dificultam a vida do cidadão.

Impostos nos produtos

Um levantamento recente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IPBT) mostra a quantidade de impostos em vários produtos e serviços essenciais na vida dos brasileiros. Confira a relação abaixo:

Produtos Tributos (%) Segmento
Gasolina 56,09 Combustível
Cerveja (lata e garrafa) 55,60 Bebida
Moto (até 125 cc) 52,54 Veículo
Casa Popular 48,30 Imóvel
Refrigerante 46,47 Bebida
Conta de luz 48,28 Serviço Público
Conta de telefone 48,28 Serviço
Ração (gato e cão) 41,26 Alimento industrializado
Chocolate 38,60 Alimento industrializado
Peixe 34,48 Alimento
Gás de Cozinha 34,04 Combustível
Frango 26,80 Alimento
Álcool combustível 25,86 Combustível
Carne Bovina 23,99 Alimento
Ovos de galinha 20,59 Alimento
Leite 18,65 Alimento
Arroz 17,24 Alimento
Pão Francês 16,86 Alimento

Feirão do Imposto

É um evento que acontece desde 2003 e surgiu na cidade de Joinville (SC) pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), a partir daí se tornou uma ação nacional, que resultou na conquista da aprovação da Lei Federal n.º 12.741, de agosto de 2012 (Lei da Transparência), que instituiu a discriminação dos tributos nas notas e cupons fiscais.

 

Ficha técnica
14ª edição do Feirão do Imposto
Data: 21 de maio de 2016
Local: Mais de 100 cidades brasileiras
Site: www.conaje.com.br
Facebook: Conaje
Instagram: Conajeoficial
Twitter: @conaje
#cadêoretorno #Conaje #conajeoficial #empreendedorjovem #feiraodoimposto2016

Assessoria de Imprensa Conaje:
imprensa@conaje.com.br
Fernando Dantas – (62) 9227-2631

fonte: CONAJE

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.