crowdfunding

Veja como o crowdfunding está ajudando a montar novos negócios

5 (100%) 1 vote

Já ouvir falar sobre o Crowdfunding? De início apresenta ser uma palavra difícil, porém seu significado é bem simples. Crowdfunding significa em uma tradução literal, financiamento pela multidão.

Tentando entender melhor, é uma modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no seu negócio, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua ideia. Esta modalidade de financiamento colaborativo, a nossa famosa “vaquinha”, é algo que está revolucionando o lançamento de Startups mundo afora.

No Brasil, assim como no resto do mundo, o Crowdfunding tem ganhado cada vez mais espaço, crescendo e conquistando cada vez mais pessoas. A iniciativa é uma opção para quem tem uma ideia para um novo negócio ou projeto inovador, e que ainda não conseguiu capital para realizá-lo.

Esse modelo de financiamento permite ao empreendedor colocar em prática suas ideias, e ainda ao mesmo tempo ganhando colaboradores e apoiadores de seu projeto.

Este é um dos motivos que tem feito do crowdfunding, ser utilizado como um indicativo para verificar a atratividade do projeto junto ao seu público alvo. Isto porque o nível de engajamento das pessoas que financiam a ideia é um indicativo de como será a resposta do consumidor final.

O modelo tem potencial para se tornar uma fonte interessante de financiamento para os empreendedores no Brasil. Para entender como tirar proveito disso veja algumas vantagens e desvantagens de se integrar ao universo do Crowfunding.

Vantagens:

  1. Publicação online do projeto quase imediata e sem custos;
  2. A plataforma funciona como uma ferramenta de marketing, dando uma visibilidade à campanha – essencialmente nas redes sociais – que ela dificilmente iria obter alojada num website individual;
  3. Possibilidade de criar uma base de leais seguidores;
  4. Feedback é quase imediat