crowdfunding

Veja como o crowdfunding está ajudando a montar novos negócios

5 (100%) 1 vote

Já ouvir falar sobre o Crowdfunding? De início apresenta ser uma palavra difícil, porém seu significado é bem simples. Crowdfunding significa em uma tradução literal, financiamento pela multidão.

Tentando entender melhor, é uma modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no seu negócio, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua ideia. Esta modalidade de financiamento colaborativo, a nossa famosa “vaquinha”, é algo que está revolucionando o lançamento de Startups mundo afora.

No Brasil, assim como no resto do mundo, o Crowdfunding tem ganhado cada vez mais espaço, crescendo e conquistando cada vez mais pessoas. A iniciativa é uma opção para quem tem uma ideia para um novo negócio ou projeto inovador, e que ainda não conseguiu capital para realizá-lo.

Esse modelo de financiamento permite ao empreendedor colocar em prática suas ideias, e ainda ao mesmo tempo ganhando colaboradores e apoiadores de seu projeto.

Este é um dos motivos que tem feito do crowdfunding, ser utilizado como um indicativo para verificar a atratividade do projeto junto ao seu público alvo. Isto porque o nível de engajamento das pessoas que financiam a ideia é um indicativo de como será a resposta do consumidor final.

O modelo tem potencial para se tornar uma fonte interessante de financiamento para os empreendedores no Brasil. Para entender como tirar proveito disso veja algumas vantagens e desvantagens de se integrar ao universo do Crowfunding.

Vantagens:

  1. Publicação online do projeto quase imediata e sem custos;
  2. A plataforma funciona como uma ferramenta de marketing, dando uma visibilidade à campanha – essencialmente nas redes sociais – que ela dificilmente iria obter alojada num website individual;
  3. Possibilidade de criar uma base de leais seguidores;
  4. Feedback é quase imediato e proveniente de diferentes fontes. E pode até originar novas ideias, sugestões e perspectivas para a ideia/projeto;
  5. Investidores com pouco capital e pessoas comuns podem contribuir com pequenos montantes.

 

Desvantagens:

  1. É apenas útil para projetos que não necessitem de grandes montantes de dinheiro;
  2. Os fundos angariados através de crowdfunding podem ser suficientes para dar o primeiro “empurrão” ao projeto, mas dificilmente irá sustentar por si só um projeto a longo-prazo;
  3. Expor detalhadamente um projeto na sua fase embrionária aumenta o risco do surgimento de cópias;
  4. Embora não seja comum, existe sempre o risco de fraude– acentuada no caso de ser permitida a entrega de fundos sem que o objetivo tenha sido atingido (trata-se de um fator que varia de plataforma para plataforma);
  5. Caso não sejam atingidos os objetivos, poderá haver uma repercussão negativa na reputaçãodo projeto/empresa;

Uma das referências mais importantes em crowdfunding, o site americano Kickstarter já permitiu que mais de 380 mil pessoas buscassem recursos para colocar suas ideias em prática – desde filmes independentes até discos produzidos e gravados em casa. No Brasil existe já alguns sites que compartilham o mesmo ideal, como:

  1. Catarse– http://catarse.me/pt
  2. Senso Incomum– http://www.sensoincomum.com.br/ (projetos sociais)
  3. Queremos– http://www.queremos.com.br
  4. Vakinha– http://www.vakinha.com.br/
  5. Multidão– http://multidao.art.br/pt
  6. MovereME – http://www.movere.me/
  7. Incentivador– http://www.incentivador.com.br/
  8. Benfeitoria – http://www.benfeitoria.com/

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.