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Desempenho x Resultado: Como observar indicadores para uma melhor gestão

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Quando se pensa em sucesso, se pensa em grandes resultados alcançados. Mas já parou pra pensar que de princípio o desempenho deve se ter o foco principal e não os resultados? Pois bem, o raciocínio é bem simples. Se você tem bom desempenho seus os bons resultados são consequência, enquanto que você pode ter um bom resultado, com um desempenho mediano e esses resultados podem não se manter a longo prazo.

A questão é qualidade e não quantidade. Qualidade é a chave para um bom desempenho. Qualidade nos processos, no atendimento, na operação, nos produtos e serviços e na gestão. Para o empreendedor, o caminho é prestar mais atenção em tudo que se executa, tanto em suas próprias ações, quanto nas pessoas que trabalham ao seu lado. A  atenção naquilo que executa é o caminho para a qualidade.

O conceito de que uma pequena diferença no desempenho traz uma grande diferença pode parecer um fator motivacional. Mas o fato é que o desempenho é um dos responsáveis por garantir a longevidade e sustentabilidade do negócio ou da empresa. Quer entender como?

Os resultados são o número final de sequência de ações. Ao avaliar os resultados você está avaliando o último elemento, nesta altura não se pode estabelecer ações corretivas. Ao avaliar apenas os resultados o empreendedor estará sempre um passo atrás, pois avaliará sempre uma informação do que já passou e não entenderá onde está o erro de um resultado ruim, ou o quais as ações que geraram um bom resultado.

Já o acompanhamento do desempenho de cada ação te dá a oportunidade de corrigir um ação enquanto ela acontece, e assim impactar diretamente no resultado. Ao avaliar o desempenho você terá um ideia real do que gera resultados bons e ruins, além de poder gerar melhorias nos processos.

Um exemplo simples disso é a quantidade de horas trabalhadas de um profissional. A quem pense que um bom profissional é o que se dispõe a fazer horas extras, o que não é verdade. Se eu tenho dois profissionais, que entregam os mesmos resultados, um trabalha dentro do horário estipulado e o outro faz duas horas extras por dia. Quem é melhor?

O melhor é quem tem um melhor desempenho, se eu considerar o tempo e custo para realizar a mesma tarefa, o profissional que realiza o trabalho sem a necessidade de horas extras tem o melhor desempenho, pois gasta menos tempo e possui menor custo ( já que eu não preciso pagar horas extras).

Outra compreensão que precisamos ter como empreendedor é que mesmo com um bom desempenho a melhora dos resultados é gradativa e desejada. É melhor um crescimento constante, do que um excelente resultado em um período e uma queda brusca logo em seguida. Por isso que empreender é fruto de paciência e persistência,

Para focar no desempenho é preciso, primeiramente, identificar os pontos estratégicos onde podemos atuar de forma a trazer resultados significantes. Assim, você garante a qualidade, gerando um bom desempenho, trazendo grandes resultados e atingindo o seu sucesso. Depois de identificados os pontos estratégicos, faça um acompanhamento constante dos indicadores de desempenho e a cada ação realizada para melhoria do desempenho observe o impacto que isso irá gerar nos resultados.

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