networking

Como melhorar seu networking visando os negócios

5 (100%) 1 vote

Primeiro, vamos entender o que seria networking para que você possa aplicar, como empreendedor. Ao falarmos sobre  Networking estamos falando sobre sua “rede de contatos”, relacionamento, contato, troca de informações.  Para começar, observe alguns pontos:

  1. Pessoas que compõe o cenário: Quem são as pessoas que compõem sua rede de relacionamento? Como você se relaciona com elas? Com quais pessoas você pretende se relacionar? Todos temos uma rede básica de relacionametos, você tem sócios, clientes, fornecedores, empresários dentro so seu setor de atuação e de outras áreas da economia, associações de apoio a empresários, dentre outros.
  2. Função de cada pessoa: Seguindo o item anterior, você tem que buscar entender quais as funções de cada pessoa, em torno de todo esse cenário e como o seu relacionamento com elas pode beneficiar seu negócio.
  3. Abordagem ao fazer contato: Como você vai atrás de sócios? Como você vai conversar com jornalistas? Como você vai conversar com um investidor? Entender como abordar cada pessoa é essencial para fazer sua rede de contatos. O empreendedor também precisa entender que o relacionamento com estes públicos deve ser constante e de mão dupla.

Existem algumas situações que podem facilitar o crescimento de seu networking. Dentro de um cenário de associações e organizações de apoio a empresários ou que promovem o empreendedorismo são boas opções. A participação em eventos empresariais, congressos, workshops irá te dar a oportunidade de estar com pessoas, além de conhecer novas pessoas. A troca de experiências que ocorrem nestes eventos é importante no processo de fomentar parcerias estratégicas e até de novos produtos. Por este motivo prepare-se para participar destas ações, procure saber os assuntos dos eventos que você frequenta, faça uma “tarefa de casa” e fique atento às temáticas dos eventos , até para você ter “bagagem” ao conversar com as pessoas.

Networking é proatividade, é saber chegar nas pessoas, trocar contatos, mostrar seu trabalho, é ir em um evento e não ficar esperando que cheguem em você, se apresente e converse com essas pessoas, assim, ampliando seu networking.  Ao trocar informações com as outras pessoas, entre em contato com elas, não demore muito para isso, cerca de 2 dias no máximo. Lembre-se que como você, muitas outras pessoas estão em busca de novas oportunidades de negócios, não deixe ninguém passar na sua frente,  entre em contato com quem você conversou nem que seja para um café ou almoço informal.

Uma última dica importante, é você utilizar a base de relacionamentos que você já possui. Peça às pessoas que você já conhece, que te apresentem pessoas que te beneficiaria no seu networking. O principal, seja transparente no tipo de relação você busca com estas pessoas. Ao explicar sobre suas intenções sobre porque você quer conhecer determinada pessoa, maiores são as chances que as pessoas te ajudem nessa empreitada atuando como uma ponte para conhecer novas pessoas.

Diante do que foi exposto, podemos ver que o seu networking pode ser construído de forma de maneira constante e gradativa, de maneira mais agradável e acessível. Lembrando sempre que o networking é uma boa estratégia para o seu negócio crescer.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.