supersimples Brasil

As vantagens e desvantagens do Supersimples para empreendedores

5 (100%) 1 vote

O Supersimples foi aprovado no início de 2015 com a promessa de contribuir para redução do percentual de impostos para mais de 450 mil, micro e pequenas empresas. A nova lei, sancionada em agosto de 2014, traz 81 mudanças em relação ao projeto anterior do Simples Nacional e mais de 140 categorias serão atingidas com a mudança de tributação. Mas o que ocorre na prática? De fato os benefícios do Supersimples são para todos?

O Supersimples possui como principais vantagens o recolhimento unificado de impostos federais, estaduais e municipais (ISS, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, IPI e ICMS) e da contribuição patronal previdenciária, através do pagamento realizado por um boleto único. Mas o principal benefício é a possibilidade de redução tributária para micro e pequenas empresas, num percentual de 20 a 50%.

Outra alteração é quanto as regras para adesão ao programa, que agora passa a ser com base no teto de faturamento. O valor varia de estado para estado e depende da participação no PIB brasileiro. No caso do Estado de Goiás as empresas com faturamento de até R$ 3,6 milhões podem aderir ao Supersimples.

Mas antes de aderir ao programa, os especialistas recomendam que se faça uma simulação para verificar de fato se haverá redução tributária, tudo irá depender do ramo de atividade e do volume de faturamento. O ideal é reunir as informações dos anos anteriores e aplicar as novas regras para verificar se realmente será vantajoso para o empreendedor. A complexidade das novas regras pode causar confusão, então é sempre importante contar com um especialista da área contábil.

Um detalhe que faz toda a diferença é o tipo de regime tributário em que a empresa está enquadrada, o que pode significar maior ou menor tributação de impostos. Isto porque, dependendo do regime tributário, alguns impostos podem ser cumulativos ou não-cumulativos, o que significa que existem casos onde será possível recuperar o valor pago em impostos de operações anteriores.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.