empreender

Vantagens e desafios de empreender

5 (100%) 1 vote

Às vezes quando se pensa em empreender pode parecer um projeto distante, que precisa de tempo, experiência e bastante dinheiro. Talvez, as coisas não funcionem dessa forma. Não precisa estar distante, se a vontade de empreender e o espírito empreendedor estão com você. O tempo é relativo para aquele que tem um projeto bom e vai atrás do que precisa para poder executá-lo. O dinheiro, esse você vai conquistando ao longo daquele projeto, e se der certo, ele vai aparecer muito mais do que imagina. A experiência fica a cargo daquele que acha que chegou sua hora de empreender.

Outros questionamentos, como a hora certa de virar um empreendedor, por exemplo, rondam os pensamentos de diversas pessoas, fazendo com que tenham receios, dúvidas e encarem desafio para empreender como se fosse um bicho de 7 cabeças.

A verdade é que não existe uma hora certa para se tornar um empreendedor, pode acontecer quando for jovem e estiver na Universidade, com as ideias a vapor, mas pode acontecer depois de conquistar a estabilidade financeira, depois de muitos anos de trabalho e uma carreira já consolidada.  A ausência de uma regra de idade faz com que o empreendedorismo seja algo recompensador, que possibilita o crescimento profissional de todos que decidem entrar nessa jornada.

Expondo esses desafios, também podem ser listadas algumas vantagens para ser um empreendedor, como:

  1. Gostar de Desafios: Um bom empreendedor tem que gostar de desafios, gostar de lidar com alguns imprevistos, riscos. Saber superar metas e resolver grandes problemas é garantir o sucesso de ser um grande empreendedor.
  2. Parar de receber ordens: Você empreendedor é seu próprio chefe. Fazer seus horários, sua rotina e distribui suas tarefas. A liberdade de ser um empreendedor é saber que as ordens saem de você, mas isso não significa que haverá menos trabalho, o que se tem é a flexibilidade de seguir a própria rotina.
  3. Liberdade de escolha: Você empreendedor que decide os caminhos e o futuro de seu negócio, dita as regras e as ordens, como no item anterior, saem de você.
  4. Fugir da monotonia: A vida de um empreendedor é sempre movimentada e dinâmica. Vão surgir imprevistos, situações que fogem da rotina convencional.
  5. Flexibilidade de horário: Assim como no item de liberdade de escolha, a flexibilidade de horário se encaixa em situações, no qual o empreendedor que faz os melhores horários para o seu negócio, dando a ele a possibilidade de ajustar a rotina de trabalho ao seu ritmo pessoal.
  6. Possibilidade de ganhos maiores: Como é o empreendedor que guia o negócio, como não existe pra ele um ganho fixo, se o negócio está organizado, vai bem e só cresce, a possibilidades de ganhos maiores do que um fixo, são bem reais, mas entenda que há riscos e que isto pode valer a pena.
  7. Realizar seus sonhos: Ser empreendedor é realizar sonhos, colocar suas ideias em prática. Empreender é se permitir realizar sonhos, isso não tem preço.
  8. Realização pessoal: Realizar seus sonhos faz com que os mesmos, estejam ligados a realização pessoal do empreendedor. Crescer como ser humano e como profissional, é uma das maiores vantagens de ser um empreendedor.

Diante das vantagens expostas, observa-se um leque de possibilidades para se tornar um empreendedor, mesmo existindo desafios, sempre vão existir as vantagens. Considere a paixão pelo que faz, como o motor para mover seu projeto e seu sonho de ser empreendedor, como mesmo disse Friedrich Hegel “Não se chegou a nada grande no mundo sem paixão”. Assim podemos acreditar que o espírito do empreendedor, se engrandece quando ele encara os desafios, e aproveita das vantagens.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.